Dia da Empregada doméstica




Boa noite meus queridos amigos e leitores

Como todos sabem, para mim, é um grande prazer homenagear pessoas queridas, datas especiais, sempre que surge oportunidade e quando meu coração é tocado por um sentimento especial.

Bem, hoje quero fazer uma homenagem às empregadas domésticas que são discriminadas e subestimadas pelo trabalho “braçal” que elas  exercem; mas não podemos esquecer que também nós, que muitas vezes fomos ou ainda somos “patroas”, temos nossas funções de domésticas, pois precisamos cuidar da casa, lavar, passar e principalmente cozinhar. Quando saímos para trabalhar, ajudar no orçamento da casa, quando voltamos, correndo para ocupar o “lugar” que a empregada deixou, pois também ela precisa voltar para a sua casa e cuidar dos que a esperam ansiosamente.

Enfim, mais uma vez constatamos que o preconceito mora dentro da consciência e do ponto de vista de cada pessoa. Eu só lastimo muito quando percebo esse tipo de preconceito dentro da própria categoria, mas sei também que essas coisas acontecem em qualquer profissão...

Hoje,  é o dia da empregada doméstica e escolhi parte de uma edição, para que possamos compreender melhor e, em especial, um poema muito original, prestando assim uma homenagem a todas (os) que levam a sério essa nobre e honrada profissão.

Abraços da amiga Janete


Dia 27 de Abril é o Dia da Empregada Doméstica

"Quem não tem tempo para os afazeres domésticos como passar, lavar, cozinhar e limpar a casa sabe como é necessário contratar alguém que execute esses serviços em troca de remuneração. E, como nossa casa é um ambiente que desejamos que seja o mais agradável possível, é importante que a empregada doméstica saiba cuidar de um lar como se fosse seu."


"
É um trabalho difícil e, por estas e outras, as empregadas domésticas vêm sendo cada vez mais valorizadas hoje em dia. Com isso, conseguem fazer valer seus direitos. A recente conquista do depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - mesmo que opcional para o empregador é sinal de que os tempos mudaram."

 

A Velha Maria

No canto da sala... 
Na mesa vazia... 

Hoje ninguém mais fala ... 
Da velha Maria!!!


Mulher altaneira... 
De predicados constantes... 
É a mulher brasileira... 
Figura exuberante!!!

Da prole ao companheiro... 

Ampara com zelo e amor... 

Cuida do Brasil inteiro... 
Sem se importar até com a dor!!!

Na sua já avançada idade... 
O reconhecimento tarda a chegar... 
Mas é só por caridade... 
Que ela para de trabalhar!!!

Agora já no leito de morte... 
Que o final esta perto de chegar... 
Quem sabe até por sorte... 

Seus patrões a vem visitar!!! 

A velha Maria 
Fonte: 
Mensagens e Poemas
Aos "trabalhadores do lar" o meu abraço especial e os mais sinceros parabéns por ter conquistado também um dia todo especial, dedicado a todos que amam e respeitam a sua categoria, não importa qual seja a sua profissão.
Janete

"Aprendi que...quanto menos tempo se desperdiça... 
mais coisas posso fazer.
 "
"A personalidade tem o poder de abrir as portas, mas é o caráter que as mantém abertas”

Comentários