Domingo de Ramos


 Meus queridos amigos; hoje não vou postar receitas, trabalhos de crochê e dicas de utilidades, mas vou postar algumas mensagens em homenagem ao nosso Salvador, que nesse período, estaremos com o pensamento e nossos corações voltados para Ele, embora saibamos que em todos os dias do ano Jesus se faz presente em nossas vidas, esse é realmente o momento de agradecermos essa presença e segurança maior que temos para seguirmos em frente, diante de tantos problemas, tantas tristezas que acompanhamos todos os dias e Ele é a força que nos rege para não desistirmos de amar e perdoar dando seguimento aos seus ensinamentos, quando acima de todos, o mais importante é amar o próximo como Ele nos ama...
Para lembrarmos e entendermos melhor o significado da Semana Santa e do Domingo de Ramos que antecede essa semana, deixo para vocês, algumas mensagens sobre essa data.
Um grande abraço da amiga Janete

O cristão, ao longo desta semana, procura sintonizar melhor a sua vida com a subida de Jesus ao Calvário por nosso Amor.

Durante esta semana não somos convidados a entristecermo-nos e a chorar a morte de Jesus, mas a alegrarmo-nos pela libertação que Jesus realizou doando a Sua vida.
 

Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e com ela um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei que o Senhor precisa deles. E logo os enviará. Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta: Dizei à filha de Sião: "Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga (Zacarias 9,9). Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então puseram em cima deles as suas vestes e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes e outras cortavam ramos de árvores, espalhando-as pela estrada. E as multidões, tanto as que O precediam, como as que O seguiam, clamavam: Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, entrando Ele em Jerusalém, toda cidade se alvoroçou e perguntavam Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia." Mateus 21:1-11.[/FONT]
 
O domingo de Ramos nos faz reviver a entrada de Jesus em Jerusalém, perto da celebração da Páscoa. Jesus entra na cidade rodeado por uma multidão em júbilo. Podemos dizer que as expectativas de Israel sobre o Messias chegaram ao ápice naquele dia. Eram expectativas alimentadas pelas palavras dos antigos profetas e confirmadas por Jesus de Nazaré com seus ensinamentos, e, especialmente, com os sinais que tinha realizado. Aos fariseus, que interpelaram Jesus no meio da multidão pedindo que repreendesse os seus discípulos, Jesus respondeu: «Eu vos digo, se eles se calarem, as pedras gritarão» (Lc 19, 40). Neste caso, fazia referência às paredes do templo de Jerusalém, construído de frente para a avenida do Messias e reconstruído com grande esmero depois de ter sido destruído quando da deportação para a Babilônia. A lembrança da destruição e reconstrução do templo ainda estava viva na consciência de Israel, e Jesus fazia referência a isto quando afirmava: «Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei» (Jo 2, 19). Da mesma forma como o antigo templo de Jerusalém tinha sido destruído e reconstruído, assim também o templo novo e perfeito do corpo de Jesus deveria morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia (Cf. Jo 2, 21-22) (Cf. João Paulo II, homilia de Ramos, 5 de abril de 1998).

Uma abençoada Semana Santa para todos.
Abraços da amiga Janete


Comentários