Tabule



Tabule é um prato libanês de salada, freqüentemente degustado como um aperitivo. 
É basicamente feito de triguilho (trigo para quibe), tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e vários temperos.


Olá meus queridos amigos
Estou postando essa receita, pois é um dos meus pratos favoritos; sou descendente de Sírio Libanês e desde nova já consumia essa salada. Costumo fazer no Ano Novo, não sei por que, mas prá mim já virou tradição nesse dia e também lembro muito do meu pai.
Sei que muitos de vocês conhecem essa receita, mas como sempre, fica alguma dúvida, então aí vai o tabule do jeito que faço.

Ingredientes:

250 grs de triguilho (farinha para quibe)
03 tomates
 Salsinha, hortelã e cebola picadinha
Pimenta síria

Molho:
Sal, azeite e limão

Modo de preparar:

Lavar bem o triguilho, deixando-o de molho para amolecer, mais ou menos 1 hora. Pegar pequenas porções, espremer bem e colocar em uma tigela. Picar bem os tomates, a cebola, o alface e a hortelã e misturar ao triguilho.
Espremer na peneira o limão, adicionar o azeite e sal a gosto. Misture à salada e está pronta para servir.

Dicas:
  • Pode usar agrião, pepino e pimentão, de preferência pimentão vermelho

  • Pode comer com torradas ou puro, como salada. 

  • Pode também usar noz moscada, no lugar da pimenta síria

  • O limão pode ser usado à vontade, assim como o azeite; depende do gosto de cada um.

  • Bem, espero que tenham gostado dessa receita que é realmente muito saborosa e fácil de fazer.

Um grande abraço da amiga Janete

Comentários