quarta-feira, 2 de março de 2011

Pasta de Berinjela





De algumas receitas de berinjela que recebi e pesquisei, peguei um pouco de cada uma e resolvi modificar, fazendo do meu jeito e obtive um resultado positivo de uma pasta para comer com pãozinho árabe ou torradas e estou postando para que vocês, que gostam de berinjela e para quem acha que não gosta, vale à pena experimentar, pois com certeza vai aderir a esse tira-gosto que poderá oferecer em várias ocasiões, inclusive, serve como entrada em festa de aniversário ou em outra comemoração especial.

INGREDIENTES:
04 berinjelas grandes (cruas)
01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
10 azeitonas pretas
15 azeitonas verdes
03 colheres de molho shoyu
05 colheres de vinagre aromático
01 cebola pequena
01 cabeça de alho
01 colher (chá) de sal 
Azeite
Passas (opcional)

MODO DE PREPARO:
Descasque os dentes de alho e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Ponha-os para cozinhar em fogo baixo com 1 xícara de água, 1 colher de vinagre, 1 colher de molho shoyu e as azeitonas verdes com a panela tampada. Enquanto isso, lave as berinjelas e corte-as em pedaços de 2 cm sem descascar. Coloque-as na panela com o vinagre, o pimentão amarelo, pimentão vermelho (cortados em cubinhos) e o shoyu restantes, mais 1 1/2 xícara de água e 1 colher (de chá) de sal.
Tampe a panela e mantenha fogo baixo, mexendo sempre. Quando quase todas as berinjelas estiverem escuras, adicione as azeitonas pretas e a cebola cortada em 4 gomos ou se preferir, corte em cubinhos. Mexa cuidadosamente, tampe a panela e desligue o fogo. Depois de esfriar, coloque em vidros esterilizados com água fervente e cubra com azeite.
Dicas:
Se preferir, bata ligeiramente no liquidificador para ficar uma pasta.
Dessa forma fica melhor para espalhar nos pãezinhos ou torradas.
Essa receita dura dias na geladeira, se bem protegido nos vidros.
Espero que tenham gostado da receita. É uma boa pedida para curtir o feriado.
Um grande abraço da amiga Janete


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.

...Notícias...