Bobó de Camarão



Se você quer uma sugestão para o final de semana, que tal um delicioso bobó de camarão?
Há dias estou para postar essa receita, inclusive, resolvi depois do almoço de sábado passado, quando recebi a visita de alguns amigos, especialmente da Patrícia que é fã desse bobó há muitos anos e nos prestigiou também com a presença de seu esposo Emerson, o que nos causou muita satisfação e por isso em homenagem ao casal, segue a receita.

Ingredientes:

1 kg de camarão
1 kg de mandioca
1/2 kg de tomates
1 vidro de leite de côco
2 colheres ( sopa) de azeite dendê
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola grande
3 dentes de alho e 2 folhas de louro
1 molho de salsa e cebolinha
pimenta a gosto, sal
1 pimentão

Modo de preparar:

Descascar a mandioca e cortar em quadrinho, retirando os fios. Colocar numa panela com água e levar ao fogo. Quando iniciar a fervura, escorrer a água, colocando outra fervendo. Deixe cozinhar até desmanchar a mandioca.
Limpar os camarões, lavar e temperar com limão, pimenta do reino e sal. Picar os tomates sem pele e sementes. Ralar a cebola. Picar o pimentão, a salsa e a cebolinha. Socar os dentes de alho sem sal. Levar em uma panela ao fogo, com óleo, azeite e  manteiga. Quando estiverem aquecidos, juntar o alho e a cebola ralada deixando dourar. Acrescentar os camarões e o louro e deixar refogar bem. Juntar os tomates e o pimentão com água quente o suficiente para cobri-los. Misturar bem e deixar cozinhar. Depois de macios os camarões, acrescentar a mandioca, o leite de côco, o azeite de dendê. Temperar a gosto com pimenta e sal e por último, a salsa e cebolinha. A consistência é de um creme. Servir com arroz branco.
Dicas:
Essa receita é a original do livro Delícias da Cozinha, mas costumo segui-la com pequenas mudanças, como por exemplo:
Eu não uso azeite de dendê e substituo a pimenta do reino por noz moscada ou pimenta síria e quanto ao pimentão, prefiro o vermelho, pois o sabor é mais suave. Além da salsa e cebolinha uso coentro.
A mandioca depois de bem cozida, quase desmanchando, bato aos poucos, no liquidificador para formar o creme e misturo cuidadosamente, misturando bem, com uma colher de pau.
Essa receita não é difícil de fazer, porém bem elaborada e demora um pouco, por isso, se quiser pode temperar os camarões de véspera e deixar na geladeira.
Espero que tenham gostado dessa sugestão.
                                            
  

Casal homenageado com o Bobó de Camarão...

                             
  Muito bom, parecia mesmo "almoço com as estrelas".
 Eles também são mais que especiais para mim. 




Um ótimo final de semana a todos
Com muito carinho da amiga
Janete

Comentários

  1. Tia! Já copiei a receita! A todos que acompanham este blog, recomendo que façam, é muito gostoso!
    Bem, continuarei por aqui dando uma espiadinha nas mensagens! Beijoooos! Pati

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.