Conversando mais um pouco

Rio Tigre - Buenos Aires
Maio de 2010
Foi um passeio inesquecível e uma viagem bem sucedida, graças a Deus.

Querido leitor, querido amigo
Tantas pessoas almejam pelo sucesso; acho mesmo que todos precisamos nos focar em alguma coisa nessa vida, até mesmo prá nos mantermos vivos na esperança de que de alguma forma ele será alcançado.

Não entendo muito do assunto, mas penso que sucesso é poder ver o tempo passar, alcançar o que tantos não conseguem nessa vida; chegar a um patamar onde olhando prá trás possa se orgulhar de ter conseguido fazer uma história, sem entender muito bem como essa história foi formada, com tantos acontecimentos, tantos, que não se consegue lembrar de todos, pois as etapas foram muitas, conseguir andar, com certeza foi um grande desafio e conseguir se manter em pé e de pé, foi um desafio ainda maior...

Tanta insegurança... parar de fazer xixi na roupa, foi o início de um equilíbrio, de uma força de vontade ou mesmo de uma necessidade... início de uma formação, de uma educação...
Aos 12 anos, fazer amigos também não é tão fácil quanto se parece, pois tudo parece muito natural, mas falta maturidade, mas é um passo importante para começar a conhecer pessoas, mesmo que venha às lembranças pessoas que foram importantes nessa fase, principalmente quando se tem muitos vizinhos da mesma faixa etária e isso com certeza ajuda bastante e lá na frente reconheceremos os verdadeiros amigos de infância... a vida nos conduz para rumos distintos.

Chega a adolescência onde instintivamente se inicia uma fase que se mergulha em vários mistérios da vida e do coração; momentos de descobertas, de sonhos, de buscas, de se deixar levar pelo destino com a certeza de que existe uma força maior que te conduz para o seu futuro, fase de ter esperança e de não se sentir tão seguro, porque não se sabe onde vai chegar, mas alimentados pela fé e esperança, conquistas vão acontecendo, até mesmo decisões são tomadas sem nem saber exatamente por que e, de repente, a vida vira o jogo te conduzindo para um universo diferente, para um lugar onde é preciso ter mesmo muita vontade de lutar por alguma coisa, pela sobrevivência...

E as coisas vão acontecendo e as descobertas também.

Casa de pai e mãe, que saudades... Saudades dessas mãos seguras que nos guiaram com amor e responsabilidade, ensinando e mostrando caminhos que conheceremos mais tarde com as próprias experiências, mas às vezes é preciso sair prá aprender a viver e entender tantos mistérios, mesmo sem entender nada, mas chega a hora de caminhar com as próprias pernas.

A maior certeza de tudo é a fé e a confiança de estar protegida e aceitar cada mudança aprendendo que na vida nada acontece por acaso...
Então vem a conquista do emprego e não demora muito, vem a grande e decisiva responsabilidade de constituir uma família; a vida não pode parar e precisamos deixar uma marca esperando dar conta do recado, para que seja esse o maior sucesso.
É necessário divagar e analisar com muito cuidado para reconhecer que todo sacrifício não foi em vão. Toda batalha, todas as armadilhas da vida e que agora nesse patamar mais alto, com mais de cinquenta anos, é possível olhar com carinho pra todas as fases e não deixar fugir nenhum dos detalhes principais que ajudaram a construir essa história que está viva na memória e que Deus a construiu colocando cada peça numa sequência exata de todos os acontecimentos para completar o quebra- cabeça dessa história:
Alegrias, tristezas, realizações, frustrações, esperanças, depressões, conquistas, derrotas, gratidão e a lembrança das coisas boas, principalmente dos amigos que apareceram em fases mais maduras, que realmente é uma grande dádiva, a maior motivação e a maior certeza de que não se pode viver sem eles e que mesmo à distância, a família e os amigos continuam unidos numa corrente de amor, compreensão e na torcida para que a história continue e alcance patamares ainda mais altos, ensinando e aprendendo que nos mistérios dessa vida, é só olhar prá trás e sorrir agradecendo ao nosso melhor e maior amigo: DEUS!!!

Aparentemente a vida é de uma extrema complexidade, mas se analisarmos com muita atenção e carinho perceberemos que realmente são nas coisas e nos gestos mais simples  que encontraremos a felicidade e o sucesso sem precisar de tanta complicação; basta amar e aceitar as condições que nos são oferecidas, com humildade e gratidão.
Não importa que seja de barco ou de avião, mas a vida é uma viagem e passa rápido, sem que possamos escolher a condução. Que possamos viver com amor e muita paz para que o sucesso seja alcançado.
Abraços carinhosos desejando a todos uma ótima semana.
Janete

Comentários